Experiência no mercado e no segmento contam muito para o sucesso de sua planta fabril, minimizando erros de planejamento e principalmente, no desempenho do equipamento. Sobre as empresas que você está orçando seus equipamentos:
Seja ampliar a produção ou iniciar sua planta produtiva, algumas características dos produtos garantem o melhor investimento, no médio e longo prazo, minimizando prejuízos de produção e retorno mais rápido do investimento. Por isso, a escolha do fornecedor deve ir além do número final do orçamento do equipamento. Separamos itens importantes para considerar no seu checklist de avaliação.
É muito importante observar as características do equipamento e seus acessórios. O tal do custo-benefício é ponto chave neste aspecto. Matéria-prima de qualidade, acabamento, automação e um projeto bem planejado fazem a diferença no produto final que você irá entregar ao seu consumidor. Sua receita está impecável e equilibrada, mas seus equipamentos acompanham isso? Resultam em produtos de qualidade com repetibilidade e padronização em todos os lotes produzidos?
Alguns pontos para você analisar:
Ainda na fase de planejamento, o dimensionamento adequado em toda a planta cervejeira, diminui os tempos de produção, aumentando em média 25% a produtividade nas brassagens em cada turno. Com mais mosto a ser fermentado, mais cerveja sendo vendida. Busque por fornecedores que tenham experiência para validar seu projeto, que ofereçam consultoria adequada e técnica.
Opte por equipamentos com baixa rugosidade, principalmente os tanques fermentadores/maturadores, com tratamento em polimento interno e externo, pois promovem uma série de benefícios: sedimentação/decantação mais rápida das leveduras e outros sólidos, diminuído assim o tempo de maturação; ainda a limpeza é mais rápida e com economia de produtos, pois tal polimento permite maior fluidez na remoção das sujidades que possam estar incrustadas nas paredes.
Um tanque de qualidade e com baixa rugosidade, proporciona uma decantação mais rápida do fermento, representando em torno de dois dias a menos na produção. Em um ano, já parou para pensar quantas vezes daria para encher este mesmo fermentador? A média é de 3 a 4 tanques a mais no ano. Seja ele o tamanho que for. Calcule o lucro por litro e veja o quanto isso representa no seu faturamento.
Outro ponto importante e que o equipamento faz a diferença no resultado do processo é na clarificação. Sistemas que possuem clarificação mais rápida do produto evitam a compactação da cama de grãos, o que proporciona mais produtividade e menos desgaste humano, no caso do operador/cervejeiro no momento da brassagem.
Ainda no processo da brasagem, equipamentos que possuem fundo filtrante removível oferece mais rendimento nas receitas, gerando mais economia nos insumos e facilidade na limpeza. Detalhes como esses fazem a diferença no curto e longo prazo, garantindo o sucesso da sua produção.
Um dos principais drivers da Indústria 4.0 e da automação das linhas de produção é a conectividade, que permite a comunicação, coleta, análise e compartilhamento em tempo real dos dados enviados por sensores, que impulsionam ações inteligentes.
Cada vez mais os processos produtivos serão automatizados, facilitando e melhorando os produtos. É importante que você observe como o fornecedor trata esta questão e como aplica isso nos seus produtos. Você pode estar comprando um equipamento obsoleto.
É importante destacar que a automação traz eficiência produtiva:
Ao começar uma planta cervejeira ou ampliar a produção, observe atentamente os prazos de entrega do seu fornecedor. Não prejudique o planejamento do seu negócio por falta de comprometimento do fornecedor. Orçamento menor, mas sem previsão real de entrega? Fuja!
Imagine agora 15 dias de atraso na entrega de um tanque fermentador/maturador, seja lá a capacidade/volume dele. Parou para calcular que neste tempo você pode fazer ao menos uma produção e que o valor faturado com a venda do produto, poderá ser suficiente para pagar pelo menos 1/5 do investimento realizado? Na cozinha (sala de brassagem), a cada dia de atraso é justamente um dia a menos no seu volume mensal de produção!
E uma dica importante: observe o contrato e veja se este garante multa para atraso na entrega dos equipamentos.
Busque referência com quem já adquiriu produtos de tal fornecedor. Credibilidade no mercado se faz por atendimento em todas as etapas do processo, principalmente no pós-venda, que inclui equipe técnica de instalação, assistência, manutenção, peças etc.
Montar uma planta cervejeira é um sonho para muitos, mas exige planejamento e cuidado. Um dos pontos mais importantes nesse processo é a escolha dos fornecedores.
Com este checklist gratuito, você terá em mãos um guia completo para avaliar os fornecedores de sua planta cervejeira.
O que você vai encontrar no e-book:
Com este material completo, você estará mais preparado para escolher os fornecedores certos e garantir o sucesso da sua planta cervejeira.
Baixe o checklist agora mesmo!